ABELHAS FUNCIONAM COMO GUARDA-COSTAS DE PLANTAS
Por Reinaldo José Lopes

Eis mais um motivo para manter colméias em propriedades agrícolas: o simples ruído do bater de asas de abelhas é capaz de reduzir em até 70% a destruição causada por lagartas nas folhas das plantas. O dado surpreendente vem de um estudo experimental alemão, o qual sugere que o efeito, embora eficientíssimo, é apenas uma coincidência.
Não é à toa que as flores são tão hospitaleiras para as abelhas. Explica-se: o ruflar de asas das abelhas é, para as lagartas, idêntico ao de certas vespas que caçam essas larvas herbívoras. Normalmente, as lagartas detectam esse ruído com a ajuda de pêlos sensíveis localizados na superfície de seu corpo, explicam Jürgen Tautz e Michael Rostás, autores da pesquisa recém-publicada na revista científica "Current Biology".
Ao "ouvir" o barulho, as lagartas amedrontadas param de se mexer (e de mastigar; em condições normais, comem quase sem parar) ou então pulam da planta para escapar. A hipótese dos dois pesquisadores era que a vizinhança de abelhas teria o mesmo efeito.
Para verificar a idéia, eles usaram tendas experimentais no jardim botânico da Universidade de Würzburg, onde trabalharam. Nas tendas havia mudas de pimenta e de soja, que foram infestadas com lagartas. Parte das plantas foi deixada desse jeito, enquanto a outra parte foi ligada a uma colméia, de maneira que as abelhas tinham livre acesso ao local.
Foi assim que a diferença bem respeitável na taxa de herbivoria das lagartas foi detectada. Os pesquisadores sugerem até que a descoberta pode inspirar uma nova forma de controle biológico das larvas -- usando abelhas, claro.

2 comentários:

LEIVY disse...

ZIDIDI aqui é levi

o blog ta massa depois quero um curso

mas falta um contador de visitas

contador 123 é o site

to refazendo meu blog

enderecodoesporte.blogspot.com

Unknown disse...

Bela publicação! Isso é uma prova do controle biológico, porém a sociedade não toma consciência pela preservação do meio ambiente.