PROJETO GENOMA E A EDUCAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA


Projeto Genoma e a Educação na construção da Cidadania

Por: Adailton “Zididi”

Basicamente antes que possamos estabelecer uma relação entre o projeto genoma e educação cidadã, primeiro é necessário saber se o mesmo num primeiro momento, tem a finalidade de no futuro compreender e prevenir milhares de doenças e, também conduzir a descoberta de novos medicamentos e de novas formas de terapias genéticas e celulares; com relação à cidadania algo que não deve ser esquecido é que a mesma atua como um ponto ético e ao mesmo tempo desempenha um papel importantíssimo, que é a de estabelecedora de limites do homem para si mesmo e para o seu próximo; pois bem, chegada a estas idéias, podemos afirmar que a relação, que há entre estes dois temas é o debate que os dois promovem entre si mesmos, ou seja, será que a cidadania se promove a partir de um ponto ético? Qual o papel da mesma com relação ao desenvolvimento de uma personalidade voltada para progresso tecnológico? Será que novas descobertas somente tem o seu lado bom? Será que tem lado ruim? Qual será? Como chegar a esta conclusão? Na década de 90, cinco mil pesquisadores foram envolvidos no projeto de mapeamento do genoma, quando apenas 4550 genes humanos haviam sido identificados, dos quais cerca de 1500 haviam sido associados a localizações específicas nos 46 cromossomos, objetivando identificar e isolar o material gênico para combater doenças.
Dessa forma é que a educação independentemente do tema gerador de uma discussão, atua de forma a garantir que tais indagações sejam tratadas sob o mesmo perfil, estabelecendo um controle entre as mesmas, fazendo com que a ética prevaleça, e que esta mesma educação seja capaz de formar cidadãos auto-sustentáveis intelectualmente, ou seja, capazes de terem uma visão ampla de atuação.
Ainda com relação a projetos da natureza do “genoma”, pode-se afirmar que, esta mesma educação, será a principal responsável por estabelecer um vínculo entre os temas propostos e visão ética e pessoal, que é formadora de uma opinião justificável às indagações que por ventura tenderam a vir, e que as mesmas necessitarão de uma justificativa de bases fortes, até porque são estas justificativas, que farão com que, falhas e soluções apareçam, e promovam um perfeito equilíbrio entre seus usos e desusos e também seus benefícios e malefícios, como por exemplo, o porque do estudo, como foi citado linhas acima, será que o que foi descoberto irá ser usado de forma adequada e irá beneficiar quem realmente precisa ou um número restrito de pessoas, que por um motivo ou outro somente poderão fazer uso dessa descoberta e até mesmo outras que surgirão.
Enfim, apesar de complexas as discussões, pode-se afirmar que o caminho para o amadurecimento de uma personalidade crítica, e consequentemente ética e construtora da cidadania voltada não somente para temas tipo “Projeto Genoma”, mas também outros de grande importância para o desenvolvimento integral do homem, é o equilíbrio que a educação de forma geral irá estabelecer entre: Tema, ética e realidade.

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