Pipoca ajuda a retardar o envelhecimento, diz estudo


Lanche tem substâncias antioxidantes que combatem os radicais livres




Além de ser um lanche saboroso, a pipoca ajuda a retardar o envelhecimento, de acordo com uma pesquisa da Universidade de Scraton, na Pensilvânia, nos Estados Unidos, divulgada no domingo (25).
Segundo o estudo, cientistas explicaram que a pipoca contém substâncias antioxidantes chamados de polifenóis que combatem os radicais livres causadores do envelhecimento e doenças como o câncer. De acordo com o grupo, a pipoca tem mais desta substância que várias frutas e legumes.
Os pesquisadores também descobriram que a casquinha da pipoca – algo que muitos não gostam porque costuma “enganchar nos dentes”, é onde tem a maior concentração de polifenóis e fibras.
De acordo com o cientista Joe Vinson, Ph.D, “pipoca pode ser o lanche perfeito”. Enquanto uma porção de pipoca irá fornecer mais do que 70% da ingestão diária de grão integral. Porém, na média geral, só metade das pessoas consome uma porção de grãos integrais por dia. A pipoca poderia preencher esse espaço de uma forma muito agradável.

Calorias
Vinson ainda disse que o modo que se prepara a pipoca é essencial para obter o melhor proveito dela. Segundo ele, quem preparar o lanche com muito óleo, ou manteiga como aquelas usadas em salas de cinema ou com muito sal pode se tornar um "pesadelo nutricional carregado de gordura e calorias".
A pipoca feita na pipoqueira tem o menor número de caloria. Já a pipoca e microondas tem o dobro de calorias do que estourando na pipoqueira.
O pesquisador também disse que não se pode substituir frutas e vegetais frescos em uma dieta saudável. Frutas e verduras contêm vitaminas e outros nutrientes que são essenciais para uma boa saúde.

Do R7